sexta-feira, 27 de abril de 2012

Sea World



Shamu é o nome da orca-símbolo do parque de diversões SeaWorld, nos EUA. Shamu, que na realidade é um nome-padrão para todas as orcas em idade de se apresentarem, são adestradas para realizarem shows aquáticos junto aos seus treinadores, acompanhada por vezes do Baby Shamu e do Grandbaby Shamu, nos tanques artificiais dos parques SeaWorld em Orlando, Flórida, São Diego e San Antonio. O show de Shamu é o mais popular do parque, sendo apresentado 6 vezes ao dia e tem a duração de 20 minutos cada, o ponto-auge de sua performance são suas manobras e seu relacionamento com os adestradores.  As pessoas que sentam nas primeiras 14 fileiras são avisadas que podem se molhar com a água em temperatura de 13° C.

O novo show, chamado Believe (Acredite), é mais espiritual, envolve a participação da platéia e tem uma trilha sonora mais emocional. O novo espetáculo envolve múltiplas câmeras espalhadas por todo o estádio, e videoclipes que misturam as imagens de Shamu àquelas dos próprios espectadores. O nome Shamu é atualmente um nome comum atribuído a diversas orcas do parque que participam dos shows. A primeira delas, uma fêmea, foi capturada emPuget Sound em 1965, e morreu em 23 de agosto de 1971.

O primeiro Baby Shamu nasceu em 26 de setembro de 1985 e foi  chamado de Kalina que quer dizer orca, foi o primeiro filhote de orca a sobreviver em cativeiro (dez filhotes de orca já haviam nascido em cativeiro antes de 1985, mas cinco eram natimortos, e os outros cinco morreram em menos de 2 meses). O primeiro Grandbaby Shamu (neto Shamu), um macho chamado Keet, nasceu em fevereiro de 1993 e o primeiro Great Grandbaby Shamu (bisneto Shamu), uma fêmea chamada Kalia, nasceu em 21 de dezembro de 2004. A primeira cria de pais nascidos em cativeiro a ter sucesso foi Halyn, uma fêmea nascida em 9 de outubro de 2005. O parque Sea World detém as marcas comerciais sobre os nomes ShamuNamuRamu, e Kandu. (fonte - wikipédia)


O Orca Show do Playcenter

Entre os anos de 1984 e 1989 o Parque de diversões Playcenter em São Paulo apresentou o "Orca Show". Nos anos de 1983 foram capturadas 3 orcas na Islândia, Samoa, Tilikun e Nandu. Tilikun foi comprada por um parque canadense, já Samoa e Nandu vieram para o Playcenter, ficaram por alguns meses se adaptando ao cativeiro até a estréia do show em 1984, do show também participavam 4 golfinhos. No início foi um sucesso, mas o público brasileiro, devido á sua educação, ignorava as normas e pedidos dos treinadores de não jogar objetos e comida nos tanques, Nandu acabou comendo alguns desses objetos e faleceu após 4 anos e 5 meses de cativeiro. Samoa, ficou sozinha e o espetáculo acabou chegando ao fim. A ideia do parque era que as duas orcas, sendo um casal, tivessem um filho em cativeiro, mas isso não aconteceu.

Tilikun que pertencia ao mesmo Pod (família) de Samoa e Nandu, foi vendido para o parque em 1991, é a Orca do Sea World que matou a treinadora Dawm Brancheau.


Nenhum comentário:

Postar um comentário