segunda-feira, 30 de abril de 2012

Cinderella - 1950


Também conhecida como Cinderela - A Gata Borralheira é um filme produzido pela Disney baseado no conto de fadas homônimo do autor Charles Perrault.

É o décimo-segundo longa-metragem de animação dos Estúdio Disney.
A história todo mundo conhece, a menina que é maltratada pela madrasta após a morte do pai, que vai para o baile no castelo com o vestido e carruagem dados pela fada madrinha, perde o sapatinho de cristal após a meia noite, mas o principe a reencontra e vivem felizes para sempre, o que não sabem é que para criar Cinderela, Disney criou novas sequências de animação para baratear o custo do filme pois a indústria estava fraca devido a 2ª Guerra Mundial.


Possui duas sequências: Cinderella II: Dreams Come True, de 2002 que mostra três histórias diferentes envolvendo os personagens do filme original. E Cinderela 3 - Uma Aventura No Tempo que mostra o que aconteceria se o sapatinho não tivesse entrado no pé de Cinderela.
Também por causa da 2ª Guerra Mundial a Disney tinha sido obrigada a produzir filmes para o exército, e pra completar, as bilheterias iam de mal a pior, o que fez o estúdio fazer vários filmes-pacotes, (um longa metragem composto por diversos curtas, que estão ligados em um tema só, ou não) de baixos custo como Tempo de Melodia e Música, Maestro. Para manter os custos de Cinderela baixo, a referencia em live-action dos personagens foi amplamente utilizado. De acordo com Dowel Iaryn, um dos animadores de direção do filme, 90% de Cinderela foi feito usando modelos de ação ao vivo. Helene Stanley (modelo de Cinderela em live-action) e Ilene Woods, (voz de Cinderela) foram a forte influencia para os trejeitos da personagem título. Apesar de ser indicado ao Oscar por Melhor canção e Melhor trilha sonora, não ganhou nenhuma estatueta.
(fonte wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário