segunda-feira, 16 de abril de 2012

O primeiro longa- metragem animado, Branca de Neve e os sete anões

O conto Branca de Neve e os Sete anões é um conto alemão que foi transcrito pelos Irmãos Grimm que durante 5 anos pesquisaram diversos contos de tradição oral nos povoados alemães em 1812 a 1817.
Walter Elias Disney, um desenhista americano, apostou todo o dinheiro que tinha na realização do primeiro  longa-metragem animado em 1937, Branca de Neve e os sete anões.
A ideia começou um bom tempo antes, foram horas de pesquisa para dar a animação total ar realista.
Disney deu aos anões características relacionadas aos seus nomes que são: Mestre, Soneca, Atchim, Dengoso, Zangado, Feliz e Dunga, este último responsável pelas partes mais hilárias da película.
De todas as 27 canções compostas para Branca de Neve e os sete anões apenas 8 foram utilizadas. Foi a primeira vez que um filme usou musicas que conduziam a trama.
Também foi o  primeiro filme totalmente a cores, o primeiro a ser produzido por Walt Disney e o primeiro filme dos considerados Clássicos Disney.
A animação foi premiada com um Oscar especial da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, 1 Oscar em tamanho normal e outros 7 mini-Oscar entregues na época pela atriz mirim Shirley Temple, como já contei aqui.
 Na animação, Branca de Neve foi desenhada com as feições inspiradas em Hedy Lamarr, considerada então "a mulher mais bela do mundo".
O filme foi lançado nos cinemas dos EUA em 4 de Fevereiro de 1938 e foi re-lançado em 1952, 1958, 1967, 1975, 1983, 1987 e 1993; no Brasil  foi lançado em 10 de Janeiro e 1938; em Portugal foi lançado em 12 de Dezembro do mesmo ano.

 No Brasil a cantora Dalva de Oliveira foi a responsável pela dublagem (diálogos) de Branca de Neve.



 (Cena do filme- música : In the Mine...)


 (Hedy Lamarr, inspiração para criar Branca de Neve)













(Walt Disney e Shirley Temple na entrega do Oscar honorário)












Fonte: Wikipédia
e diversos artigos que já li na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário