sábado, 21 de julho de 2012

20.000 léguas submarinas - 1954


 20.000 Léguas Submarinas é um filme americano de 1954, do gênero ficção científica e aventura, baseado no livro homônimo de Júlio Verne, embora com grande liberdade. 
Em 1868 a navegação marítima é ameaçada pelas ações devastadoras do que muitos julgam ser um monstro marinho. A marinha americana envia uma fragata para investigar os incidentes. A bordo encontra-se, entre outros, o arpoador experimentado Ned Land.
Logo no primeiro confronto com o "monstro", o navio afunda e só três homens sobrevivem. São salvos por um submarino, o Nautilus, concebido, construído e comandado pelo Capitão Nemo. O momento alto do filme é o ataque ao submarino por uma lula gigante.
Harper Goff desenhou o "Nautilus" em estilo vitoriano, e pelo fato de ter sido um dos primeiros filmes em cinemascope, um método ainda não perfeito na época, o que dificultava a filmagem dos modelos do submarino, desenhou-o "deformado". O modelo, construído propositadamente deformado, assumia a forma correta quando filmado no formato cinemascope. As rochas e outros elementos do cenário também eram deformados.
O filme foi produzido pelos Estúdios Disney e foi filmado em CinemaScope, que foi uma tecnologia de filmagem e projeção que utilizava lentes anamórficas, criada pelo presidente da Twentieth Century Fox em 1953. Foi utilizada entre 1953 e 1967 para a gravação de filmes widescreen, marcando o início do formato moderno tanto para a filmagem quanto para a exibição de filmes. O surgimento dessa tecnologia de lentes anamórficas, teoricamente, permitiu que o processo criasse uma imagem de até uma relação de aspecto 2.66:1, quase duas vezes mais larga em relação ao até então onipresente formato.


Fonte:
Wikipédia 
blog Porque ver

Nenhum comentário:

Postar um comentário